Lição 10 – Por trás da máscara


Visitem nossas series de estudos. Click aqui

           Olá amigos internautas que amam a bíblia sejam bem vindos ao The Bible A Bíblia, meu nome é Fábio Duarte e vamos embarcar em mundo de conhecimento do Deus verdadeiro através de sua palavra quão bom é aprender mais sobre a bíblia e sobre o que ela ensina e que vocês possam estar conosco conhecendo mais sobre esse Deus através de sua Bíblia.


Lição 10 – Por trás da máscara

VERSO PARA MEMORIZAR:

“Não se engrandeça na presença do rei, e não reivindique lugar entre os homens importantes” (Pv 25:6).


Leituras da Semana:Pv 25:2, 3; 26:11, 12; 1Co 1:20, 21; Pv 26:13-16; 27:5, 6
Por trás da deslumbrante serpente que proferia palavras suaves e que parecia estar preocupada com a felicidade de Eva se escondia o inimigo, que planejava sua morte (Gn 3:1-6). Disfarçado como “anjo de luz”, Satanás prepara as mais perigosas armadilhas para os seres humanos (2Co 11:14). Mas, ainda mais perigoso e enganoso do que as armadilhas de Satanás, é nosso fingimento. Quando afirmamos ser o que não somos, acabamos enganando os outros e até a nós mesmos.
Há diversas maneiras de enganar. Uma das mais comuns é por meio da linguagem. Alguns dos provérbios desta semana tratam das palavras: palavras mentirosas, palavras lisonjeiras, palavras bonitas que usam sons agradáveis e sentimentos maravilhosos para cobrir maus pensamentos e intenções. Precisamos ser cuidadosos não só com o que dizemos aos outros, mas com nossa maneira de interpretar o que outros nos dizem. Talvez a mensagem desta semana possa ser resumida desta forma: “Eis que Eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mt 10:16).

DOMINGO – O MISTÉRIO DE DEUS

A vida é cheia de mistérios. O físico David Deutsch escreveu: “Os eventos cotidianos são estupendamente complexos quando expressos em termos da física elementar. Se você enche uma chaleira de água e a coloca no fogo, nem todos os supercomputadores da Terra, trabalhando durante o número de anos que constitui a idade do Universo, poderiam resolver as equações que predizem o que todas aquelas moléculas de água irão fazer – mesmo que, de alguma forma, pudéssemos determinar o estado inicial delas e o de todas as influências externas que atuam sobre elas, o que, em si, é uma tarefa impraticável” (David Deutsch, 21/07/2011. The Beginning of Infinity: Explanations That Transform the World . Penguin Group, edição eletrônica para tablets Kindle, localizadores 1972-1975).
Se ficamos confundidos com algo tão comum como moléculas de água, como podemos esperar sequer começar a entender os mistérios de Deus?
1. Leia Provérbios 25:2, 3. Que ideia o autor está enfatizando, e como podemos aplicá-la a uma situação mais ampla?
O que torna a glória de Deus diferente da glória dos reis é Sua natureza “misteriosa” e, por implicação, nossa incapacidade humana de compreendê-Lo plenamente. A raiz hebraica str (encobrir, ocultar), da qual vem nossa palavra mistério, é frequentemente usada nas Escrituras Hebraicas (isto é, o AT) para caracterizar o que torna nosso Deus o único e verdadeiro (Is 45:14, 15). Há coisas sobre Deus que simplesmente não podemos entender. Por outro lado, o que constitui a glória dos reis é sua disposição para serem investigados. A transparência e a prestação de contas devem ser a primeira qualidade da liderança (Dt 17:14-20). É dever do rei esquadrinhar as coisas para que possa dar uma explicação para os acontecimentos
e para o que ele estiver fazendo.

A vida é tão cheia de perguntas sem resposta, não é? Numa fração de segundo, aparentemente eventos aleatórios podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Algumas pessoas passam de tragédia em tragédia, enquanto para outros a vida transcorre bem. Tudo isso deve nos mostrar que precisamos viver pela fé. Existe algo acontecendo agora em sua vida que você tem que aceitar pela fé, confiando em Deus? Que outra escolha você tem?

Comentários

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página