Pular para o conteúdo principal

ZACARIAS 12:10 E A DIVINDADE DE CRISTO

 Zacarias 12:10 e a Divindade de Cristo







Vejamos como esse versículo aparece em algumas traduções bíblicas
“E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito.”
Almeida Revista e Atualizada

“E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.”
Nova Versão Internacional

“Suscitarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de boa vontade e de prece, e eles voltarão os seus olhos para mim. Farão lamentações sobre aquele que traspassaram, como se fosse um filho único; chorá-lo-ão amargamente como se chora um primogênito!”
Versão Católica

Qual é a tradução correta?
Vejamos o texto original hebraico agora:

וְהִבִּיטוּ אֵלַי אֵת אֲשֶׁר-דָּקָרוּ 
vehibitu elai et asher daqaru
vehibitu(e eles olharão)elay(para mim) et(indicação de objeto direto)asher(que)daqaru(eles traspassaram)
A tradução literal é “e eles olharão para mim a quem eles traspassaram”.

Gosto muito da versão Almeida Revista e Atualizada e da versão Católica, são boas traduções mais no texto de Zacarias 12:10 a que traduz o texto de forma correta é a Nova Versão Internacional. Pois as versões Almeida Revista e Atualizada, Versão Católica e outras que traduzem da mesma forma esse verso, não encontram apoio na gramatica do hebraico bíblico, Esse versículo é muito importante, pois confirma a doutrina bíblica da trindade. Pois em Zacarias 12:10 vimos acima que o texto hebraico não diz “olharam para aquele que traspassaram”, e sim “Olharam para mim a quem eles traspassaram” lembrando que é o Senhor Yahweh o Deus Todo Poderoso que está falando de si mesmo, assim a conclusão que se chega é que o Senhor Deus que foi traspassado é Cristo, o versículo está  confirmando que o Filho e o Pai são um, assim como o próprio Cristo afirmouEu e o Pai somos um “João 10:30. A profecia de Zacarias 12:10, foi cumprida na vida de Jesus Cristo, Ele é realmente Deus .

“Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.” Isaías 53:5- NVI.
“E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram.” João 19:37 -ACF

“Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém”. Apocalipse 1:7-ACF.


Wesley Renilson

Comentários