Pular para o conteúdo principal

Os adventistas não são os únicos a crer que o “Arcanjo Miguel” seja um titulo de Cristo


Os adventistas, não foram os únicos á interpretar nas escrituras, que Miguel e Cristo


Os adventistas, não foram os únicos á interpretar nas escrituras, que Miguel e Cristo seriam a mesma  pessoa (lembrando que  os adventistas crêem que Miguel é um titulo de Cristo que para os adventistas é Deus e esse titulo não rebaixa sua Divindade.  

Antes de continuar o artigo, quero te informar que blog tem um canal no youtube.


Quer conhecer o canal no youtube que te ensina a como pregar a palavra de Deus?
Então clique aqui👇

                              

Mesmo que a maioria dos denominações  protestantes interpretem que Miguel seja apenas um dos anjos de Deus, que teve funções importantes sendo um comandante dos demais anjos, vários grandes eruditos de outras 

denominações interpretavam exatamente como os adventistas, eles também criam ser “Miguel” um titulo de Cristo, Abaixo segue uma lista dos nomes desses eruditos, que identificam “Miguel” como sendo Jesus Cristo:
*Matthew Henry
 *Thomas Adams
*João Calvino
*Joseph Benson
*E.W. Hengstenberg
*J.P. Lange
*Spurgeon
*John Gill           
*John Wesley
*Arminio
*Jonathan Edwards
*Thomas Scott
*Adam Clark
* Thomas Haweis

Matthew Henry-foi um comentarista da Bíblia e Pastor Presbiteriano inglês, ficou bastante conhecido pelo seu comentário do Antigo e do Novo Testamento Matthew Henry's Commentary, seus comentários ainda estão em uso até hoje.

João Calvino-foi um teólogo francês, que teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, que continua até hoje, a forma de protestantismo que ele ensinou e viveu e conhecida por calvinismo.

Joseph Benson-um ministro metodista, um dos lideres do movimento durante o tempo do fundador do Metodismo John Wesley, também era um apologista do Metodismo.

Ernst Wilhelm Hengstenberg-foi um acadêmico do século XIX, professor de Teólogia e também um dos lideres da ala conservadora da igreja luterana. Para ele, a única fonte da verdade era a bíblia e qualquer desvio significava um passo em direção ao ateísmo. Foi o editor do jornal Evangelischen Kirchen-Zeitung, no qual atacava teólogos liberais e racionalistas, foi um acadêmico famoso.

Johann Peter Lange- teólogo calvinista de origem camponesa.

Charles Haddon Spurgeon-foi um pregador batista reformado britânico, desde o inicio de seu ministério o seu talento para a exposição dos textos bíblicos foi considerado extraordinário. Sua excelência na pregação das Escrituras Bíblicas lhe renderam o titulo de “O Príncipe dos Pregadores e O Ultimo dos Puritanos”, Spurgeon escreveu muitos livros e artigos, particularmente na área devocional.

John Gill-Ministro Batista foi o autor de uma análise da Bíblia, An Exposition of the Old and New Testament, recebeu da Universidade de Alberdeen o diploma de doutor em divindade. Ele também publicou Um Comentario Sobre o Antigo Testamento que, junto do comentario do novo, forma um imenso livro de nove volumes, também fez um trabalho sobre divindade pratica e espiritual, em quatro volumes. Com seu grande conhecimento da literatura rabínica, ele ilustrou varias passagens da Bíblia.



 Clique Aqui


John Wesley-foi um clérigo anglicano e teólogo cristão britânico, líder precursor do movimento metodista.

Jacó Armínio-foi um teólogo da época da reforma protestante. Trabalhou como professor de teólogia na Universidade de Leiden, e escreveu muitos livros e tratados sobre teólogia; sua visão tornou-se a base do arminianismo.

Thomas Adams-era um clérigo inglês e um pregador reputado. Ele foi chamado de "O Shakespeare dos Puritanos" por Robert Southey.

Jonathan Edwards- foi um pregador congregacional, teologo calvinista e missionario aos indios americanos e é considerado um dos maiores filosofos norte- americanos. 

O trabalho teológico de Edwards é muito abrangente, com sua defesa da teologia reformada, a metafísica do determinismo teológico, e a herança puritana. 

Edwards teve um papel fundamental na formação do Primeiro Grande Despertamento e supervisionou alguns dos primeiros fogos de avivamento em 1733-1735 na sua igreja em Northampton, Massachusetts. 

O sermão de Edwards "Pecadores nas Mãos de um Deus Irado", é considerado um clássico da literatura americana inicial, o que ele fez durante outra onda de renascimento em 1741, após a visita deGeorge Whitefield as Treze Colônias. 

Edwards é amplamente conhecido por seus muitos livros: O fim para o qual Deus criou o mundo, A Vida de David Brainerd, que serviu para inspirar milhares de missionários de todo o século XIX, que muitos evangélicos reformados leem ainda hoje.

Thomas Scott- era anglicano e é conhecido principalmente por seu trabalho mais vendido um comentário sobre a Bíblia inteira, e como um dos fundadores da Sociedade Missionária da Igreja.

Thomas Haweis-anglicano ministro e evangelista ele é uma das principais figuras do reavivamento evangélico do século 18. Haweis publicou várias obras em prosa, incluindo:
•             Princípios evangélicos e Prática (1762)
•             A História da Igreja
•             A tradução do Novo Testamento (1795) [3]
•             Um Comentário sobre a Bíblia Sagrada

Adam Clarke-(1760 ou 1762-1832) foi um teólogo Metodista britânico e estudioso da Bíblia. É recordado principalmente por escrever um comentário sobre a Bíblia que ele levou 40 anos para que fosse concluído e que era um recurso teológico Metodista primário por dois séculos.. Como teólogo, Clarke 

reforçou os ensinamentos do fundador Metodista John Wesley. Ele ensinou que a Bíblia fornece uma interpretação completa da natureza e da vontade de Deus. Ele se considerava um milagre da graça de Deus que a Escritura "tira o 

véu da escuridão e da ignorância." Sua popularidade como pregador era muito grande, e sua influência religiosa é indicada pelo fato de que foi três vezes (1806, 1814, 1822) escolhido para ser o presidente da conferência metodista.

Vejamos algumas citações desses eruditos:

Matthew Henrry disse:
 “Miguel, que é Cristo, aboliu as ordenanças mosaicas, pregando-as na
cruz”. E ele completa: “Naquele tempo Miguel deve ficar de pé para o trabalho de nossa salvação eterna, ou seja, o Filho de Deus encarnado deve ser manifestado para destruir as obras do diabo”.

“Miguel significa, “Quem é como Deus”, e seu nome, com o titulo de ‘o Grande Príncipe’ recorda o Divino Salvador.”.

João Calvino diz:
 “Alguns pensam que a palavra Miguel representa Cristo, e eu não vejo motivo para discordar deste parecer. Com suficiente clareza, se todos os anjos vigiam os fiéis e os eleitos, ainda mantêm a Cristo em primeiro lugar entre eles, porque ele é a cabeça, e usa o seu ministério e assistência para defender todo o seu povo” ·.

J.P. Lange comentando Apocalipse 12:7 escreveu: “Entendemos que Miguel, desde o começo, seja Cristo em (traje guerreiro contra Satanás.)” ele também diz "Temos demonstrado em outros lugares que o Arcanjo Miguel é uma imagem de Cristo,  vitorioso combatente Cristo é um arcanjo na sua qualidade de juiz; E Ele aparece como juiz, não só no fim do mundo, mas também na preservação da pureza de Sua Igreja”.

John Wesley diz:
”Daniel 10.13[...] e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes”.
Wesley comenta: Supõe-se comumente que Miguel aqui quer dizer Cristo.
Daniel 10:21 Miguel, vosso príncipe.

 Wesley comenta: Miguel - Cristo é o protetor de sua igreja.
E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo... Daniel 12:1

“Wesley comenta: portanto, haverá ainda uma maior libertação para o povo de Deus, quando Miguel seu príncipe, o Messias deve aparecer para a sua salvação.”

Thomas Adams disse:
“De fato, Cristo é o Miguel mencionado, pois os anjos abençoados não podem ser considerados outros anjos de Miguel do que Cristo."

John Gill diz:
“Miguel “não é outro senão o” Cristo, o Filho de Deus, um Anjo incriado; que é 'Um' ou 'o primeiro dos principais príncipes', superior aos anjos em natureza, nome e ofício; ele veio para 'ajudar' Gabriel, não como uma criatura semelhante, mas como o Senhor dos exércitos; não como um camarada soldado, mas como o General dos exércitos do céu e da Terra. Superior a ele em sabedoria e força; e ele o ajudou dando-lhe bons conselhos, e instruções, que ele ao segui-los teve êxito".

Spurgeon diz:
“Deixe que o Senhor Jesus Cristo  seja para sempre querido para nós, pois por meio dele somos levados a assentar nos lugares celestiais muito acima principados e potestades. Ele é cujo acampamento é ao redor dos que o temem; Ele é o verdadeiro Miguel cujo pé está sobre o dragão. Todos saúdem Jesus! tu Anjo da presença de Jeová, a Ti esta família oferece aos seus votos de manhã”.

Hengstenberg diz:
"As duas passagens do Novo Testamento, em que Miguel é mencionado, servem para confirmar o resultado que já se chegou. Que Miguel se refere não á outro se não ao Logos,  já foi provado no meu comentário sobre essa passagem”.

Jonathan Edwards diz:
“Quando Lúcifer se rebelou e quis configurar-se como uma cabeça em oposição a Deus e a Cristo, e pôs-se como uma cabeça em oposição a Deus e de Cristo, e levou um grande número de anjos, o Filho de Deus, que se 

manifesta a si mesmo como uma cabeça oposta, apareceu graciosamente para dissuadir e reprimir pela sua graça dos anjos eleitos a partir obedecendo à tentação de Lúcifer, de modo que eles foram defendidos e preservados 

destruição eterna neste momento de grande perigo pela graça distintiva livre e soberana de Cristo. Aqui Cristo era o Salvador dos anjos eleitos, para o pensamento ele não guardá-las como ele fez os homens escolhidos desde a ruína que já tinha merecido, e foram condenados a, e os miseráveis, estado em que

estavam já, mas ele salvou da destruição eterna eles estavam em grande perigo de, e de outra forma teria caído com os outros anjos. os anjos eleitos se juntou com ele, o glorioso Miguel, como seu capitão, enquanto os outros anjos obedeceram a Lúcifer e se juntou a ele, e em seguida foi que 

literalmente verdade que cumpriu depois figurativamente. XII rev. "Quando houve guerra no céu: Miguel e seus anjos batalhavam contra o dragão; E o dragão e os seus anjos, e não prevaleceram; Também não havia lugar se 

achou mais o céu. E o grande dragão foi precipitado, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele era caso para a terra, e os seus anjos foram lançados com ele.”

Thomas Scott comentando Daniel 12:1 diz:    “Miguel significa, Quem é como Deus e este nome, com o título de" o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo ", aponta claramente o divino Salvador, e não pode ser adequadamente compreendida de um anjo criado. "

Thomas Haweis comentando Daniel 12:1 diz:“Cristo, o grande príncipe, deve levantar-se no tempo da grande tribulação; quer para salvar os judeus das perseguições de Antíoco; ou para salvar sua igreja da tirania anticristão; ou 

no grande dia, quando vier para completar o resgate de seu povo, e para executar a vingança final sobre os seus inimigos, quando tudo o que está escrito entre os justos, e os encontrados no livro da vida do Cordeiro, serão entregues a partir de o poder do mal para sempre”.

Adam Clarke comentando apocalipse diz:       “Miguel era o filho homem que a mulher deu à luz.”.

Arminio conhecendo o comentário de João Calvino, sobre o Livro de Daniel afirma:                        “Depois da leitura das Escrituras..., e mais do que qualquer outra coisa,... eu recomendo a leitura dos Comentários de Calvino... 

Pois afirmo que na interpretação das Escrituras Calvino é incomparável, e que seus Comentários são mais valiosos do que qualquer coisa que nos tenha sido legada nos escritos dos pais — tanto assim que atribuo a ele um certo 

espírito de profecia no qual ele se encontra em uma posição distinta acima de outros, acima da maioria, na verdade, acima de todos."
Se Arminio recomendava ler os comentários de Calvino, onde comentando sobre o livro de Daniel Calvino afirma que Miguel é Cristo, é porque Armínio 

achou correta a interpretação de Calvino sobre Miguel.
Através desses comentários percebemos que a interpretação adventista sobre Miguel, não é somente dos adventistas, pois esses importantes eruditos 

bíblicos entendiam a questão exatamente como os adventistas, e nem por isso eram considerados heréticos. João Calvino mesmo admite que muitos creem assim--que Miguel é título aplicável a Cristo.

 E Carl L. Beckwith professor de Divindade História e Doutrina da Igreja identifica a hermenêutica dos reformadores como a fonte desta interpretação:
“Embora alguns comentaristas sejam  mais reservados do que outros em seu julgamento sobre [a questão da identidade de Miguel], quase todos 

reconhecem que Miguel é o Filho de Deus. [...] Novamente, as conclusões dos reformadores surgem de uma leitura atenta do texto e de uma consideração teológica do "trabalho" atribuído a Miguel. [...] Quando lêem que Miguel é o 

príncipe do povo, um ofício pertencente apenas a Cristo, concluem que "Miguel" não deve ser entendido como o anjo, mas sim traduzido e entendido como aquele que é como Deus”.

Os adventistas não são os únicos a crer  nessa interpretação,  esses grandes eruditos também chegaram a mesma conclusão.

Quer aprender a pregar a palavra de Deus

Então clique aqui👇


Gostou do artigo? 

Me diz nos comentários.😉👇

Autor do Artigo
Wesley Renilson

Referencias bibliográficas:

Manhã e noite Leituras do dia 556.
Os trabalhos de Jonathan Edwards, Vol. 2, Banner of Truth, 1979 reimpressão, p. 606.
Comentários de Clarke.
Comentário de Lange (1874), em Apocalipse 12: 1-12, exegéticos e críticos Synoptic Ver, p. 238.

M. Henry, Matthew Henry's commentary on the whole Bible: Complete and unabridged in one
volume (Dt. 34:5) (Peabody: Hendrickson, 1996).

John Wesley: Capítulo XII Comentário sobre Daniel
Questões Sobre Doutrina-Casa Publicadora Brasileira

Artigo-quem é o Arcanjo Miguel? Uma exegese de Judas 9. Alex Oliveira.

Comentários

  1. Discordo! Armínio não declarou acreditar que Miguel seja Jesus. Wesley não afirmou com abspluta certeza ele disse "supõe". Os calvinistas como tem heresias nos ensinos, isso seria apenas mais uma. Senhores adventistas se querem adorar anjo o problema é de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre john wesley entender que Miguel era um titulo de Cristo vc é o unico que eu vi discordar, pois existem muitos eruditos que conhecem john wesley sua historia e confirmam isso se vc quiser eu posso citar alguns aqui. Agora duvido vc apresentar algum documento que diga o contrario do que eu afirmei com base em fontes primarias

      Excluir
    2. Olá...Gostaria de fazer um pedido, que ao citarem as fontes dessas afirmações sobre esses eruditos, citassem a fonte com mais especificação...como livro seguido de capitulo parágrafo ou página pra facilitar a consulta e confirmação da informação, não careça ler todo um livro em busca de uma confirmação sobre uma citação. Caso tenhas essas informações com detalhes mande pra mim : ssj10002010@hotmail.com ; sou pastor Assembleiano e estou curioso, embora tenha opnião diferente temos que fazer sempre como os Judeus bereanos...Abraço!

      Excluir
    3. JOEL CARVALHO - Distrito Federal31 de dezembro de 2018 às 12:13

      Todos esses teólogos cometeram heresia, assim como os Adventistas e Testemunhas de Jeová.
      Por isso não tenho nem desses teólogos como referência "fechada" para minha fé em Deus. "SEJA TODO HOMEM MENTIROSO, E DEUS VERDADEIRO!" Rm 3.4

      Excluir
    4. Olá meu Jovem Joel! Bem quero iniciar dizendo que existe uma enorme diferença entre os Adventistas do Sétimo Dia e os testemunhos de Jeová. A primeira coisa que deveria fazer, é fazer uma breve pesquisa sobre essas denominações, para saber que ma sobre a diferença gritante que existe entre elas.
      Outra coisa é que sua fé em Deus deve ser mantida através da crença em Deus e não em teólogos. Os teólogos de Deus, são apenas uma ferramenta nas mãos de Deus para que tenhamos mas compreensão da palavra de Deus e do Deus da palavra.
      Teólogos não são referencia para fé de Cristãos. São apenas ferramentas para compreensão dos textos bíblicos que apresentam a Deus.
      Escrever que ''não tenho nem desses teólogos como referência "fechada" para minha fé em Deus. '' é totalmente sem nexo.
      Por ultimo esse passagem também está sem nexo.
      Seja coerente na sua argumentação.
      Que Deus te abençoe.

      Excluir
  2. Todos os reformadores que assim entenderam assim como seitas como adventistas e testemunhas de jeova que creem niato, erram, não há nenhuma citação na bíblia que mostre isso. A proposito, sou presbiteriano, não temos os reformadores como perfeitos, óbvio que como homens poderiam errar, como erraram nisto, concordamos com eles até onde a biblia e confirma, e sobre isso A BIBLIA NÃO CONFIRMA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Sra., boa noite!
      Sugiro que leias e conheças o livro "Nisto Cremos - As 28 crenças fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia", publicado pela CPB, onde estão amplamente descritos, inclusive, as 4 crenças distintivas da IASD.
      Muito boa noite e leitura!

      Excluir
  3. Miguel como uma manifestação de Jesus não só é bíblico, é neotestamentario e verotestamentario. Ai te pergunto como explicar o Anjo que recebe adoração, que é chamado de Deus por Abraão, que se proclama Deus para Moisés. Não sou Adventista mas negar a cristofania é dizer que nunca leu a bíblia. Agora Salão do Reino usa o argumento para negar a divindade de Jesus algo que nãotem nada haver com Adventismo, Cristofania, Teofania... Existe um abismo entre as duas denominações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo! Parabéns por sua explicativa no seu comentário. Sou dono e Adm Junto Weslley desse Blog. Que Deus te abençoe bastante.

      Excluir
  4. Nao ha refencia biblica que jesus é o arcanjo miguel.Respeito as opniões contrarias ,porém não vou entrar no debate, Porque sera extenso.mas Meu Numeros Do Whatsap Está Aqui 81 7327-7888.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi sou o autor do artigo, esse artigo não teve por objetivo trabalhar as referencias bíblicas e sim de mostrar que o entendimento adventista sobre a identidade do Arcanjo Miguel não é de exclusividade dos adventistas e que esses grandes teólogos da reforma também chegaram a mesma conclusão dos adventistas , e sobre as referencias bíblicas a Bíblia apresenta varias mais citarei apenas uma em João 5:28 nos diz que os mortos ouvirão a voz de Cristo e ressuscitaram, quando lemos 1 Tessalonicenses 4:16 nos diz que a voz do Arcanjo esta ligada ao evento da ressurreição sendo assim o texto está afirmando que o Arcanjo é o próprio Cristo que com a sua voz ressuscita os mortos , pois o texto não fala de duas vozes uma de Cristo e outra do Arcanjo sendo assim é logico se deduzir que se trata da mesma pessoa a diferença é que em 1 tessalonicenses se utiliza o titulo "Arcanjo" para se referir a Cristo. mas como eu disse esse é somente uma da s evidencias bíblicas existem muitas outras , mas creio que essa ja serve para apresentar os motivos da conclusão sobre o tema

      Excluir

Postar um comentário