Pular para o conteúdo principal

Como montar uma pregação passo a passo

Como Montar uma pregação de forma Simples e fácil?


Você já visitou uma igreja, para ouvir a voz de Deus, para adorar a Deus, porém o pregador do dia ele pregou uma salada de assuntos e quando você saiu do templo de oração você pensou assim! O que realmente aquela pessoa queria dizer? 😕?

Eu sei como é isso! Já passei e passo por isso nas igrejas locais que trabalho.

Isso é uma coisa muito ruim no meio religioso, pelo fato de que uma boa parte das pessoas que se afastam da igreja, com seguinte pensamento. A igreja é um local ''chato''. Eles chegam a essa conclusão por conta que um dos fatores que contribui pra isso é pregadores que pregam coisas sem pé nem cabeça.😟

Como resolver isso? De nada adiante presentar um problema sem apontar a solução. Nesse artigo vou te mostrar a causa disso e solução desse problema.😊


Se você ainda não leu os artigos sobre o curso de pregação que coloquei aqui, então clique no Curso para pregadores e veja mais artigos falando sobre isso.

Como pregar a palavra de Deus corretamente?

Por que existem pessoas que quando vão pregar a palavra de Deus em suas igrejas locais, eles pregam uma salada de assuntos? Simples! Incoerência.😕?

O que é incoerência? Pra você saber disso tem que saber o que é coerência. Bem vou explicar! Coerência dentro de um sermão é quando você fala de um tema e se mantem fiel nesse tema. Isso significa que se alguém está falando sobre Cristo em seu sermão. Ele deve terminar falando sobre Cristo e não apocalipse.

Nesse vídeo do meu canal youtube explico isso de maneira simples e fácil de entender.


Ok Fábio eu entendi o que é coerência, mas o que é incoerência? Se coerência é falar dentro do tema especifico sem fugir do tema. Então incoerência dentro de um sermão é contrario, são pessoas que começam falando sobre determinado tema e acabam terminando em outro tema totalmente diferente.

Como manter a coerência dentro de um sermão?

Simples! você deve escrever todo o sermão que você vai pregar. Funciona assim! Imagine que você foi convidado a pregar. Deus já colocou o sermão em sua mente e seu coração. Você deve escrever todo seu sermão que você está pensando nele.

Porque devo fazer isso? Dessa forma você vai perceber que durante um momento de seu sermão você está sendo incoerente. Você estava falando de Jesus em seu sermão e de repente você está falando sobre Abraão. Uma coisa não tem nada haver com a outra. Entendeu agora? VocE sempre deve escrever seus sermões.

Esse método vai ajudar bastante você a sempre se manter no tema de seu sermão proposto. Aí você pergunta. Fábio eu devo levar aquelas folhas para o pulpito? E a resposta é não. Você deve levar apenas um esboço de seu sermão.

Fábio o que é esboço de um sermão? É apenas um resumo em poucas palavras de seu sermão.

Como faz isso? Simples! Vamos imaginar que você vai pregar sobre Amor de Jesus.

O esboço desse sermão seria assim.



Amor de Jesus.

Verso Bíblico João 3:16


O que é amor?
1 Corintios 13

Deus é amor.
1 João 4:8.

Pronto simples assim! Isso seria um exemplo a se seguir. Esse modelo simples aí da para escrever ele em um pedaço de folha de papel. Então sempre leve um pedaço de folha de seu sermão para sua igreja quando for chamado a pregar.

Agora se esse artigo te ajudou e você quer aprender mas coisas sobre pregação.

Então clique na imagem abaixo e saiba mais como pregar a palavra de Deus corretamente.




Não Clique aqui??



Comentários