- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postado por
wesley
em
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Nesse artigo nosso foco é falar sobre o cânon bíblico, mas um que seria um cânon? De forma simples poderíamos dizer que “cânon” é o conjunto dos livros que são aceitos como inspirados.
o cânon utilizado pelos protestantes contem 66 livros não
sua formação, já o cânon católico contém os 66 livros que os protestantes tem
em sua Bíblia e um acréscimo de mais sete livros, ainda existem outros tipos de cânon pouco conhecidos um
exemplo trata-se do cânon da igreja
ortodoxa grega , sobre este último não abordaremos nesse artigo sendo que o cânon
católico seja o nosso foco.
A questão que fica é qual é o cânon mais correto se
afirmamos que é o cânon protestante isso significa que o cânon católico acrescentou
mais livros que não foram inspirados, mas se os católicos estiverem certos
então os protestantes excluíram livros inspirados.
Sabemos que a Bíblia não surgiu pronta como a temos hoje ,
teve muito tempo na sua composição para chegarmos a uma conclusão sobre o tema
devemos buscar as evidencias para ver em qual sentido elas apontam, e quando se
analisa a questão percebe-se que o cânon católico é muito problemático e tem
pouquíssimo apoio das evidencias , os sete livros que a igreja católica utiliza
em sua Bíblia não eram tido como inspirados pelos judeus e são reconhecidos
pela maioria dos estudiosos como livros apócrifos (existem vários livros
apócrifos tanto do AT como do NT mas nesse artigo tratarei apenas dos que se
encontram na bíblia católica) para iniciar podemos citar uma fonte muito antiga
Flávio Josefo historiador
judeu do 1° Séc. sobre o cânon que era aceito pelos judeus do 1 séc. diz
“Não temos dezenas de milhares de livros, em desarmonia e
conflitos, mas só vinte e dois (os mesmos 39 da Bíblia cristã versão
protestante), contendo o registro de toda a história, que, conforme se crê com
justiça, são divinos”
nessa citação ele confirma o cânon que é aceito pelos protestantes
nessa citação ele confirma o cânon que é aceito pelos protestantes
De acordo com o talmude os livros inspirados do antigo
testamento terminaram em Malaquias, vejamos a citação talmúdica que diz:
“Depois dos últimos profetas, Ageu, Zacarias e Malaquias, o
Espírito Santo apartou-se de Israel”
Provavelmente o cânon
teve seu encerramento por volta de 400 a.C. o interessante e que ambas as
fontes tanto Josefo como a Literatura Judaica o Talmude confirma o cânon de 39
livros no antigo testamento.
Lembrando que Romanos 3:2 traz a seguinte afirmação:
“Principalmente porque aos judeus foram confiados os
oráculos de Deus”. NAA
Na NVI diz “Principalmente porque aos judeus foram confiadas
as palavras de Deus.”
Eusebio de cesareia historiador cristão do 3° sec., também
cita os mesmos livros que Josefo com uma diferença apenas inclui a epistola de
jeremias.
Um outro argumento
utilizado pelos apologistas católicos para defender seu cânon é afirmar que ele
é baseado na septuaginta(tradução do AT do hebraico para o grego feita pelos
judeus que data de período anterior ao 1 século) mas esse argumento também é errado
e apresenta problemas , primeiramente deve se levar em consideração que o cânon
judaico tem seu lugar na palestina e não
em Alexandria no Egito (local de produção da LXX septuaginta) e sobre isso
afirma Norman Geisler em seu livro ,
Introdução Bíblica:
“O grande centro grego do saber, no Egito, não tinha
autoridade para saber com precisão que livros pertenciam ao Antigo Testamento
judaico. Alexandria era o lugar da tradução, não da
canonização. O fato de a Septuaginta conter os apócrifos
apenas comprova
que os judeus alexandrinos traduziram os demais livros
religiosos judaicos
do período intertestamentário ao lado dos livros
canônicos”
sendo uma tradução do texto hebraico provavelmente a
septuaginta não continha os apócrifos que devem ter sido acrescentados posteriormente
nas copias do seu texto, e é interessante notar que mesmo Filo representante do
judaísmo alexandrino nunca citou os
apócrifos.
Além de josefo muitos outros como o Bispo de
Sardes, Orígenes, o erudito do Egito, Tertuliano, Atanásio, Melito e Jerônimo confirmaram
o cânon seguido pelos protestantes
E Sobre Jerônimo que traduziu a Vulgata com os apócrifos
embora considera-se os apócrifos uteis não os tinha como canônicos, vejamos um
que Jeronimo disse:
"E então no total há 22 livros da Lei antiga [conforme
as letras do alfabeto judaico], isto é, 5 de Moisés, 8 dos Profetas e 9
hagiógrafos. Apesar de alguns incluírem [...] Rute e Lamentações no hagiógrafo,
e acharem que esses livros devem ser contados (separadamente) e que há então 24
livros da antiga Lei, aos quais Apocalipse de João representa por meio do
número de 24 anciãos [...] Esse prólogo pode servir perfeitamente como elmo
(i.e., equipado com elmo, contra atacantes) de introdução a todos os livros
bíblicos que traduzimos do hebraico para o latim, para que saibamos que os que não estão
incluídos nesses devem ser incluídos nos apócrifos "
E sobre as adições apócrifas do Livro de Daniel ele também
afirmou:
“As histórias de Susana e de Bel e o Dragão não estão
contidas no hebraico [...] Por isso, quando traduzia Daniel muitos anos atrás,
anotei essas visões com um símbolo crítico, demonstrando que não estavam
incluídas no hebraico [...] Afinal, Orígenes, Eusébio e Apolinário e outros
clérigos e mestres distintos da Grécia reconhecem que, como eu disse, essas
visões não se encontram no hebraico, e portanto não são obrigados a refutar
Porfírio quanto a essas porções que não exibem autoridade de Escrituras
Sagradas”
Versões antigas como a Peshita, não citam os livros apócrifos
E sobre essa questão vale observar que a maioria dos teólogos,
bispos e cardeais durante o período medieval seguiram jerônimo na sua
compressão sobre o cânon.
Para finalizar é bom lembrar que Jesus e os apóstolos nunca
questionaram o cânon hebraico de sua época e nunca fizeram uma citação dos apócrifos
que se encontram no chamado cânon católico.
Existem muito mais evidencias em favor do cânon protestante
mais creio que essas já sejam necessárias para concluir a questão.
Autor: Wesley Renilson
Referencia bibliográfica
Merece confiança o Antigo Testamento, Gleason L. Archer pág.
74,75
Introdução Bíblica, Como a Bíblia Chegou Até Nos por Norman Geisler e William Nix, pág. 86,97
Talmude Babilônico, Yomah 9b repetido em Sota 48b, Sanhedrín
11 a, e Midrash Rabbah sobre o Cântico dos Cânticos, 8.9.3
Veja os Artigos mais Lidos!
Daniel 3:25 o quarto homem na fornalha seria um anjo ou o próprio Cristo?
Quem era o quarto homem da fornalha? A historia dos três jovens lançados na fornalha que se encontra no livro de Daniel afirma no versículo 25 que eles foram livrados da morte por um ser que muitos afirmam ser um anjo,entre os eruditos que creem que o quarto ser na fornalha era um anjo esta Calvino séc. 16 e Adam Clark séc. 19 vejamos um que eles dizem: Antes de continuar o artigo, quero te informar que blog tem um canal no youtube . Leia também como ganhar dinheiro de verdade na Internet . Leia também nenhum galo cantou na negação de Pedro . Leia também efésios 5:22 e a questão da submissão da mulher . Calvino comentado Daniel 3:25 diz: "o filho de um deus. Sem dúvida, Deus aqui enviou um dos seus anjos, para apoiar por sua presença as mentes de seus santos, para que não se desmascarem. . . . Um único anjo foi enviado a esses três homens; Nabucodonosor o chama de filho de Deus; não porque...
Efésios 5:22 e a questão da submissão da Mulher
Efésios 5:22 e a questão da submissão da Mulher Resolvi escrever sobre a questão da submissão da mulher no texto de Efésios 5:22, pois tenho percebido que ele tem sido mal interpretado,mal compreendido e usado de forma errada , segue abaixo o texto bíblico: “As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor,”. Efésios 5:22 ACF Antes de continuar o artigo, quero te informar que blog tem um canal no youtube . Leia também como ganhar dinheiro de verdade na Internet . Leia também nenhum galo cantou na negação de Pedro . Ao contrario do que alguns podem pensar a submissão da mulher ao marido na Bíblia, não significa inferioridade da mulher, a submissão de efésios 5:22 é na verdade uma referencia as funções estabelecidas por Deus para o homem e para a mulher, pois a escritura afirma que o homem deve ser o cabeça o líder do lar, e a mulher sua auxiliadora e ajudadora, estar ao seu lado lhe ajudando a tomar decisões e manter a ordem no la...
Comentários
Postar um comentário